sábado, 29 de outubro de 2011

GESAC

O que é o Gesac:
O Gesac é um programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações – através do Departamento de Serviços de Inclusão Digital – que tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à Internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infra-estrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à Internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
O programa Gesac tem como meta disponibilizar acesso à Internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital às comunidades excluídas do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores.
A Internet é hoje uma importante via de comunicação e de cidadania. Conhecer e fazer uso dessas tecnologias deve deixar de ser um privilégio de poucos para transformar-se em um extraordinário fator de promoção social, possibilitando, inclusive, abertura de oportunidades de trabalho para milhões de pessoas.
O Governo acredita estar diante da oportunidade da criação de uma rede horizontal solidária de cooperação, que possibilite maior intercâmbio de informações, oportunidades para melhoria da vida, geração de cultura e de negócios. A implementação de projetos e políticas públicas na área social podem ser mais eficazes graças a esse canal de comunicação.
No dia 16 de junho de 2003 foi disponibilizado o primeiro Ponto de Presença Gesac: no Colégio Estadual Belmiro Soares, cidade de Paranaiguara-GO.
A conexão é estabelecida por meio de satélite, facilitando alcançar regiões onde ainda é raro encontrar possibilidade de conexão internet. Para um país continental e com grandes áreas sem acesso a qualquer tecnologia digital, só mesmo esse tipo de conexão permitiria interligar brasileiros de todas as partes do país sem as barreiras geográficas do território nacional.


    Coordenado pelo MiniCom, por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, em parceria com outros órgãos e entidades, o Gesac oferece ferramentas em tecnologias para a informação e comunicação (TICs), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
   Criado há mais de oito anos, o Gesac busca disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico. O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso.
    Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
Projeto Formação Gesac:
Em 2010, o Gesac lançou o Projeto Formação Gesac, uma parceria entre o MiniCom, o Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Tecnológica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Projeto capacitou monitores e multiplicadores de 739 Pontos Gesac em Tecnologias para a Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de promover a inclusão digital nestes pontos, que ainda não haviam sido contemplados com nenhum tipo de formação fornecida pela respectiva Instituição Responsável.
A ação foi desenvolvida por meio de uma rede de ensino formada por professores e alunos-tutores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que, por meio de ferramentas de Educação a Distância (EaD), ministraram aulas para os monitores – pessoas escolhidas dentro dos Pontos Gesac. Esses monitores, por sua vez, deveriam capacitar os chamados multiplicadores, integrantes da própria comunidade, com o mesmo conteúdo recebido em TICs: Educomunicação, Educação e Cidadania, EaD, Software, Hardware e Redes. Os multiplicadores foram selecionados nas instituições organizadas da sociedade civil, tais como sindicatos, paróquias e associações de moradores.
O projeto não visou somente a educação técnica, mas o desenvolvimento de habilidades voltadas para inclusão social das comunidades. Com apoio das instituições de educação o projeto ganhou um caráter científico, profissional, e sua avaliação resultará em um trabalho crítico capaz de sustentar uma política pública de formação em inclusão digital e social.
O Formação Gesac foi encerrado em 30 abril de 2011. Porém, com a criação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, a ideia é que se reúnam as melhores características dos projetos de formação em uma só proposta, o que ocorrerá a partir da ampliação da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital – que hoje atende a monitores do programa Telecentros.BR. A intenção é oferecer formação ao conjunto de telecentros apoiados pelo MiniCom, integrando-os numa em uma única ação.

Diretrizes:

Conforme define a NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC:
"São diretrizes do Programa Gesac:
  1. Promover a inclusão digital;
  2. Ampliar o provimento de acesso à Internet em banda larga para instituições públicas;
  3. Apoiar órgãos governamentais em ações de governo eletrônico;
  4. Contribuir para a universalização do acesso à Internet;
  5. Fomentar o desenvolvimento de projetos comunitários e a formação de redes de conhecimento;
  6. Incentivar o uso de software livre;
  7. Apoiar o desenvolvimento das comunidades beneficiadas; e
  8. Apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social."

[editar]Objetivos:

Conforme dispõe a NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC:
"Os recursos e serviços disponibilizados em razão do Programa têm os seguintes objetivos:
  1. disponibilizar conectividade em banda larga à Internet para iniciativas de inclusão digital, educação e governo eletrônico;
  2. disponibilizar a plataforma multiserviço do Programa Gesac para apoiar ações de inclusão digital, especialmente nos Telecentros;
  3. apoiar as iniciativas de governo voltadas para o desenvolvimento de serviços a distância: Telemedicina, Telessaúde e Educação a Distância, entre outros;
  4. atender a todos os municípios brasileiros; e
  5. ampliar a oferta de Pontos Gesac."

[editar]Metas:

Conforme aparece na NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC:
"Art. 11. As metas do Programa serão estabelecidas em Norma própria que especificará:
  1. a quantidade mínima de Pontos de Presença em operação;
  2. a distribuição do Programa no território nacional;
  3. as condições de atendimento ao público alvo;
  4. as condições de uso;
  5. a capacitação de multiplicadores; e
  6. o crescimento anual da planta do Programa."

Nenhum comentário: