domingo, 20 de novembro de 2011

Telecentros e Teleportos

TELECENTROS são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.


O QUE SÃO TELEPORTOS ?


TELEPORTO ou "porto de telecomunicações" é um núcleo provedor de serviços eficientes com custo-benefício de alta performance voltados para empresas que demandam grande conectividade em banda larga, tanto local quanto a longa distância, servidos por satélites, fibra ótica, ondas curtas e outras estruturas de rede.
Assim como num porto marítimo, o TELEPORTO provém aos seus clientes custos compartilhados com vantagens exclusivas. Esta relação de custos e benefícios garantem uma grande economia de escala a exemplo do que já foi comprovado nos demais teleportos já existentes em outros países. Numa rápida analogia, se cada companhia aérea tivesse que construir e possuir o seu próprio aeroporto, o negócio da aviação seria certamente inviável.
O primeiro TELEPORTO surgiu nos Estados Unidos, em 1.985, quando o The Port Authority of New York and New Jersey investiram cerca de 70 milhões de dólares na preparação de toda a infra estrutura e ambiente para o TELEPORTO.


Em seguida, numa joint venture formada pela Merrill Lynch e Western Union, surgia oTeleport Communications Group - TGC, para o desenvolvimento de toda a infra-estrutura de telecomunicação. Atualmente TGC é uma propriedade da AT&T, integrando mais 250 comunidades, cobrindo os Estados Unidos de costa a costa.
Hoje o complexo do TELEPORTO de Nova Yorque conta com cinco prédios totalmente alugados, empregando 2.100 pessoas, proporcionando taxas de locação bem acima do mercado convencional de escritórios. A Merrill Lynch concentra todo seu centro de informações no TELEPORTO.
No Brasil o nome e a marca TELEPORTO são propriedades registradas da GPO empreendimentos, empresa responsável pela implantação desses projetos em parceria exclusiva com a Embratel.
O TELEPORTO é um projeto concebido sobre a interseção de importantes tendências, identificadas através de longas e criteriosas pesquisas, comprovando a demanda por um complexo tecnológico de ponta, envolvendo a mais completa e moderna estrutura de telecomunicação e serviços executivos jamais vistos no Brasil.
Simplificando, podemos dizer que o TELEPORTO é um empreendimento comercial
 - um centro empresarial vinculado ou não a outras atividades, como shoppings, centros de convenções, hotéis etc - onde a GPO viabiliza todo o investimento em infra estrutura de telecomunicação, projetos e aportes de tecnologia que vão agregar valores ao empreendimento e enquadrá-lo como um TELEPORTO. Além disso a GPO oferece toda consultoria necessária para a execução e venda do empreendimento incluindo a concessão do nome e da marca TELEPORTO.

O QUE TORNA O TELEPORTO UM EMPREENDIMENTO TÃO DIFERENTE?
Os TELEPORTOS são núcleos de desenvolvimento tanto para as empresas quanto para a comunidade. Diferentemente dos outros provedores de serviços, os TELEPORTOS estão focados principalmente no atendimento das necessidades específicas de clientes que demandam alta conectividade. Nesse universo encontramos todos os tipos de empresas, de pequenos e médios escritórios a bancos e call centers. São empresas que encontram no TELEPORTO um ambiente perfeito para reduzir custos e aumentar a sua performance.
Os TELEPORTOS são também o núcleo de prédios verdadeiramente inteligentes e de grandes empreendimentos imobiliários, providos com o que há de mais moderno em tecnologia voltada para a alta conectividade.
Em todo o mundo os Teleportos estão consolidando o seu papel de agente de desenvolvimento econômico. Muitos governos estão fazendo do Teleporto o backbonepara as chamadas Cidades Inteligentes ou Regiões Inteligentes - comunidades formatadas para a prosperidade numa era em que o conhecimento e a informação são os maiores geradores de emprego - e a comunicação eficiente e rápida, tornam-se tão vitais quanto a energia e a água.

OS TELEPORTOS SÃO OS NÚCLEOS DO BROADBAND MUNDIAL
Vale dizer: os TELEPORTOS são a porta de conexão de banda larga entre satélites, a rede de fibra ótica, circuitos de microondas e outras tecnologias, interligando meios e permitindo, com muito mais facilidade e menores custos, uma conexão de altíssima qualidade para o mercado empresarial. Além disso, a interligação dos TELEPORTOS numa rede exclusiva, permite aos seus usuários uma abrangência mundial.

OS TELEPORTOS SÃO PÓLOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por sua importância e influência, o TELEPORTO é um instrumento de desenvolvimento regional. Por mais de três décadas os TELEPORTOS têm levado para diversas regiões do mundo, o produto mais valorizado da nova era: a informação.
Em vários países, incluindo o TELEPORTO do Rio de Janeiro, os portos de telecomunicações transcenderam o conceito de centro avançado de comunicação via satélite, rádio e fibras óticas. Tornaram-se verdadeiros portos no sentido próprio da palavra. Vetores importantes de desenvolvimento regional, alavancando diversos outros projetos imobiliários, comerciais e industriais.

VANTAGENS PARA O GOVERNO, PARA O EMPREENDEDOR E PARA O INVESTIDOR/USUÁRIO
Para o empreendedor o TELEPORTO é um edifício inteligente com valores agregados exclusivos. Valores que tornam o empreendimento diferenciado, mais rentável, com maior liquidez (seja na venda ou locação) e com baixo grau de risco.
Para o governo estadual e municipal, o TELEPORTO significa desenvolvimento, mais empregos, crescimento sustentado e integração exclusiva com a indústria da informação. 

Nenhum comentário: